"O pintor deve reproduzir na tela o seu delírio, servindo-se da hiperacuidade objetiva e comunicável que o fenômeno provoca para atingir opúblico, a irracionalidade concreta, a loucura do raciocínio"
Nesta próxima sexta, 24/09, levaremos ao palco do teatro Nelson Castro uma palestra histórica dada por Salvador Dali na Universidade de Sorbonne em Paris em 1955, tentando reconstruir a formalidade e a sobriedade do acontecimento com velhos e novos elementos cênicos utilizados para compor a surrealidade de um discurso que será executado como uma canção flamenca, cadenciada, meticulosa e paranoicamente, passional e orgulhosa como a alma espanhola de um dos maiores nomes do movimento surrealista, da pintura em todos os tempos, um auto-declarado gênio que passou com brilhantismo por diversas das artes, inclusive as novas que surgiam em seu tempo.
Nesta comunicação, Salvador Dali dá a sua interpretação crítico-paranóica da obra de Vermeer de Delft, 1632-1675, mais especificamente sobre o quadro La Dentelliere (A Rendeira), associando-o a diferentes delírios e imagens obsessivamente cultivadas em seu inconsciente racional e crítico, como chifres de rinocerontes, couves-flores e girassóis. Aqui, sintetizamos o discurso a quinze minutos de uma performance frenética e objetiva, arriscando pela acuidade defendida pelo próprio Dali, com apresentação de fotos e do vídeo original exibido na ocasião.
O Curta Teatro 2010 é realizado pela Associart, e é um festival não-competitivo que mostra projetos experimentais de curta duração, com o objetivo de compartilhar idéias sobre as artes cênicas rio pretenses num meio aberto ao amador, que é onde nos incluímos. Nossa performance foi preparada como parte do protocolo da reunião de formação coletiva dos arte-educadores do projeto Arte para Todos, do GADA, que é um convênio com a Fundação Casa para desenvolvimento de oficinas culturais para os adolescentes em sócio-educação. O objetivo foi ilustrar um processo de criação artística mais autêntico, capaz de estimular as dimensões corporal, emotiva e lógica dos educandos e promover a produção de uma expressão artística mais original.
CURTA TEATRO - Associart
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
a partir das 19h30, no Nelson Castro
(obs: seremos o terceiro grupo a se apresentar depois de dois debates de meia hora cada, na prática, estaremos nos apresentando bem mais tarde do que isso)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva a sua resposta, se possível justifique.