segunda-feira, 28 de junho de 2010

O GOAL É O NOSSO VOTO


Será a Copa do Mundo a nossa gripe suína da vez? Algumas instituições previdentes preveniram-se contra a intempérie do momento para todos aqueles que dependem de horas marcadas, que atendem em horário comercial, que têm uma vida profissional em momento decisivo, cuja contribuição de tal evento, por maior prominência que tenha, será pouca ou nula.


Um acidente acontece na porta do serviço. Um carro atropela um motoqueiro e lhe arruína uma das pernas a alguns minutos do início de uma das fatídicas partidas. Uma artificial hora do rush estabelece-se fora de temporada como revoada de aves confusas por um repentino eclipse ao meio-dia. Compram-se TVs. Mata-se o expediente. Integram-se brasileiros de diferentes classes ao mesmo ócio.


Finalmente, anestesiados pelas semanas catárticas, passamos a refletir sobre quais serão nossos próximos governantes. Agenda puxada num ano de tanto gasto de energia. Nos sobrará talvez um pouco de alma e de senso para fazer tal julgamento? Não seria talvez conveniente estabelecer tal evento num momento um tanto quanto intermediário, entre tais arroubos de patriotismo sem significado, que criam símbolos ilusórios de identidade nacional, que nada têm a ver com o que realmente se passa nas nossas vidas entre um e outro pontapé inicial?

Um comentário:

  1. Essa copa é apenas um modismo... e brasileiro adoora um modismo, logo adere, vira feriado, emenda, ponte, o caos na terra!
    É um pulo no tempo, enquanto as coisas evoluem, a massa fica pausada com esperança em algo que trará o que? Mais uma estrela estampada na camiseta de milhões que agonizam pela falta de atenção, verdadeiramente humana.

    ResponderExcluir

Escreva a sua resposta, se possível justifique.