terça-feira, 20 de julho de 2010

BÊ-A-BÁ DA OPRESSÃO NA SOPA CHILENA


Hoje foi meu último dia trabalhando com o ARTE PARA TODOS, convênio do GADA com a FUNDAÇÃO CASA. Nenhuma ocasião poderia ter sido mais propícia para o mergulho na sopa de fel servida pelo grupo chileno. COMIDA ALEMANA, direção de Cristian Plana. Enquanto a náusea tomava conta da platéia como num conto de terror, eu ficava pensando como aquele clima estava tão próximo de nós, escondido no meio dos muros espalhados pelas plantações de cana, em alguns ditos "lares", algumas escolas, certas repartições, empresas... como a opressão do mais forte sobre o mais fraco está aí e chega a limites que conhecemos do noticiário policial, social, esportivo...

O realismo é menor que a verdade dos próprios atores, cujo alemão não podemos julgar. Sentamos próximos do palco, novamente o pescoço reclamou da necessidade das legendas. Nós jurávamos que falariam espanhol. A sala permitiu um ruído externo excessivo da saída de outro público de um espetáculo concomitante, comprometendo alguns silêncios chave. A música é o grande êxtase e êxito da peça. Singular, e para o público.

4 comentários:

  1. Achei a peça fantástica... já me fisgaram enquanto cantavam a primeira música! Todos tinham nos olhos a tensão do ambiente, a entrega!
    A loura, com rostinho de "anja" tinha expressões que ME causavam tensão!

    Ótimas músicas, lindas vozes!
    Que voz daquela pianista!

    ResponderExcluir
  2. parabéns a galera do blog, pela forma direta e às vezes cômica que discorrem sobre assuntos diversos, sob uma nova ótica, abordagem distinta dos demais sites q surgem por ai, sem vida longa.

    ResponderExcluir
  3. Deu dó do bonitão que se mijou no final... Quase que eu levantei e fui lá secar.

    ResponderExcluir

Escreva a sua resposta, se possível justifique.