domingo, 18 de julho de 2010

FIT BY BIKE - MANTO DE FUMO

O efeito das legendas sobre os espetáculos em outras línguas é semelhante ao alcançado pelo grupo Espanca, em Marcha para Zenturo. É dessa forma que a platéia percebe o texto quando a legenda não aparece antes da fala do personagem. Depois de conferirmos o musical americano de canções belíssimas e arranjo refinado, fomos adentrando ao esfumaçado espaço 2, já precavidos de que deveríamos conseguir lugares próximos ao palco por causa da iluminação, ou falta dela. HAGOROMO - O MANTO DE PLUMAS. A proposta desrespeitava as últimas leis de combate ao fumo que tentam defender o cidadão da inalação de gases tóxicos contra a vontade em lugares fechados. Logicamente alguém nos acalmou dizendo que tal fumaça era anti-alérgica, de modo que as tosses eram consequência da simplicidade da trilha sonora, e fazia parte do espetáculo, bem como a escuridão predominante, que de forma alguma poderia ser quebrada pelas telinhas luminosas de nossos inquietos celulares. Ele deixou muito claro que isso era muito importante e de que a peça não demoraria mais do que 43 minutos. Não checamos em nossos cronômetros por respeito à concepção de luz do espetáculo.

No fundo, tanto cuidado para com a singularidade de tais espetáculos está no completo descaso com aquilo que é de fato o maior trunfo do FIT, aquilo que inegavelmente sobe de nível a cada ano, mesmo que seja tão desprestigiado por essa desesperada e maquiavélica busca da singularidade, que acaba saindo enlatada direto da linha de produção sob padrões extremamente pré-definidos. Enfim o grande mérito do FIT continua sendo seu público, surpreendentemente civil, mesmo diante dos maiores insultos cênicos. Não há paga maior nem verba que se compare à generosidade deste público, sedento de inovações, cooperativo para com todas as tentativas, mas extremamente inteligente e crítico, merecedor de voltar, quem sabe no futuro, a ser o foco, destinatário das novas tendências e linguagens.
.

Essa opinião sobre as peças e o público é partilhada por nosso amigo Ricardo Matioli, que neste FIT participa com OS MENTIROSOS e A MULHER QUE MATOU OS PEIXES.

ENFIM, ELOGIAMOS ALGUÉM NESTE FIT NA PRÓXIMA POSTAGEM, CLIQUE AQUI


4 comentários:

  1. Estou confuso sobre o tempo que passei dormindo e o tempo que passei no meio daquela névoa anti-alérgica. Me aconselharam a sentar na frente, ok, prá?...

    ResponderExcluir
  2. VCS Ñ ENTENDEM NADA DE BUTOH

    ResponderExcluir
  3. E as peças de Rio Preto? Vocês não estão descendo a lenha também?

    ResponderExcluir

Escreva a sua resposta, se possível justifique.