Nem mesmo a chuva que quase cancelou a primeira apresentação da mostra "Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato - Apenas R$ 1,99", e que provocou um atraso de quarenta minutos no início da peça, teve efeito tão nocivo para a apreciação do espetáculo pela platéia quanto uma van da TV TEM estacionada logo atrás da platéia como mostra o vídeo, com seu possante motor ligado.
barulho da van da TV TEM prejudicando a compreensão auditiva da peça
É bem verdade que alguns atores de "A Princesa Diva, Adivinha", não seriam ouvidos naquele ambiente mesmo com silêncio absoluto. De qualquer forma, em se tratando do poder de divulgação e prestígio de tal canal, a melhor opção para os organizadores presentes no evento foi desconsiderar o público e insistir naquele motor, que ao que me parece, devia estar carregando as baterias do equipamento de filmagem.
A ocasião não poderia ter sido mais propícia para tal espetáculo, no dia seguinte ao dia de Reis, funcionários da Prefeitura recolhiam a decoração natalina naquele exato momento. Tudo isso ornava muito bem com a proposta de figurinos e adereços do grupo, que remetiam a festas populares brasileiras, como a Folia de Reis, os passos de coco, a sonoplastia ao vivo. Algumas destas manifestações, que fazem parte do cotidiano de algumas comunidades, parecem exóticas para o olhar urbano de um morador de um lugar como Rio Preto, por exemplo.
figurinos e adereços antes do início da peça
A estória da peça remete a contos muito antigos no imaginário popular, clique no link para ler a respeito. Já tivemos a oportunidade de assistir a peça em 2008, durante o FIT, e de lá para cá, embora seja visível o amadurecimento individual de alguns de seus integrantes, percebe-se que pouco foi feito na melhoria do espetáculo em si. Embora o coro pareça mais afinado do que na ocasião, a rua exigiria dos atores ao menos uma oitava acima naquela canção de abertura para serem ouvidos pelo público. O recurso de bradar algumas das frases da letra foi bem prático para esse fim.
Ainda na comparação daquela performance de 2008 com esta, achamos que a rua ainda é um ambiente inóspito para tal espetáculo. Notamos que há maior utilização de elementos de percussão, há maior concentração e mesmo energia dos atores, mas que o céu aberto levou muito disso no vento sem que chegasse aos ouvidos do público, generoso como sempre. A mostra continua amanhã no teatro, mas convém comprar os ingressos antes, pelos motivos que os nossos leitores já conhecem. Continuem conosco e aquendem ao lado outras das nossas incursões teatrais. É só clicar ao lado.
abertura de "A Princesa Diva, Adivinha", hoje de manhã na praça Rui Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva a sua resposta, se possível justifique.